4 de novembro de 2010

Gases do efeito estufa serão mapeados no Rio de Janeiro


O Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente, Lima, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coppe/UFRJ, vai mapear a emissão de gases do efeito estufa na cidade do Rio de Janeiro.
O projeto “Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa da Cidade do Rio de Janeiro” vai revelar o perfil da cidade apontando a emissão de gases a partir das atividades socioeconômicas que contribuem para o aumento do efeito estufa.
“Vale lembrar que o efeito estufa causado por mecanismos naturais é vital. Sem ele, a vida não poderia existir. O grande problema é que a presença de alguns gases, sobretudo o CO2, vem aumentando nos últimos dois séculos na atmosfera, de forma acentuada, através da ação do homem (efeito estufa antropogênico)”, afirmou o pesquisador do projeto, Marcelo Buzzatti.
A pesquisa vai contribuir para a identificação das fontes e níveis de emissões, além da análise das questões relacionadas à ação humana e intensificação do efeito estufa. Esses dados poderão ser utilizados para elaboração de ações e medidas para reverter esse quadro.
O inventário vai apresentar os dados referentes às emissões geradas pelas atividades econômicas no ano de 2005. A próxima etapa consiste na construção de cenários para os anos de 2010, 2015, 2020 e 2025. Com estas informações será elaborada uma proposta de Plano de Ação Municipal para Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário